Olá, leitores frequentes!


A descrição pormenorizada de hoje é referente à minha segunda leitura do ano, mas só agora tive a oportunidade de publicar o que havia escrito. Embora grande parte da blogosfera já saiba do que se trata o livro da vez, vale muito à pena publicar uma resenha do mesmo aqui... o enredo é inspirador. Enfim, sem mais delongas, vamos ao que interessa?

Título: O Céu Está Em Todo Lugar
Autor: Jandy Nelson
Edição: 1/2011
Editora: Novo Conceito
Páginas: 424
ISBN:
9788563219374
Nota: 5 de 5

O Céu Está Em Todo Lugar, escrito por Jandy Nelson, é uma obra encantadora, singular e apaixonante. Encarar esta leitura se deixando levar pelo céu azulado, pela brisa aconchegante e pelo calor do sol, são as melhores formas de aproveitá-la com intensidade.

No livro somos apresentados à Lennie Walker, uma garota de dezessete anos de idade que acaba de perder a pessoa na qual ela mais ama no mundo – sua irmã mais velha, Bailey. Lennie, conhecida também por John Lennon, sente sua vida mudar por completo. Agora, além de órfã de irmã, passa a ser protagonista da sua própria história, deixando de ser uma sombra viva da perfeita Bails.
Quando deveria estar de luto, e tentando lidar com sua perda, Lennie, de uma experiência inexistente perceptível com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois novos possíveis amores. Toby, que era o namorado de Bailey, parece ser o único a entender sua dor. Juntos, ambos descobrem um sentimento avassalador, que insiste em invadir a vida deles de forma intensa, bagunçando-as por completo. Já Joe é o garoto novo da cidade, onde de forma mágica, consegue afastar a sua tristeza, tornando-se um consolo e companhia inseparável. Mas Lennie precisa organizar sua mente e descobrir qual deles é o seu verdadeiro amor, e porque se sente tão atraída por ambos.
Neste dilema impolido, vemos nossa protagonista afundar. Além de sentir-se uma traidora, ou uma falsa irmã, percebe estar afastada de todos que ama – sua melhor amiga, Sara, sua avó e até o tio Big. Lennie vê seu mundo desabar, e não consegue lidar com a perda da sua irmã, tornando-se assim uma pessoa diferente, uma completa egoísta. Será mesmo que John Lennon conseguirá lidar com sentimentos tão vívidos assim?

O livro está dividido em duas partes, e possui vários capítulos não muito longos. A linguagem é de fácil entendimento, e a autora, não posso deixar de destacar, quando menciona personagens de outros filmes e livros, faz questão de apresentar uma referência no fim da página para que o leitor se situe. Ênfase para O Morro dos Ventos Uivantes que é mencionado inúmeras vezes, uma vez que este é o livro favorito da nossa protagonista. Entre um capítulo e outro é possível encontrar rabiscos de Lennie. Poemas que ela costuma escrever em qualquer papel amassado que encontra pela frente, ou até mesmo em copos descartáveis. Ela os escreve, e os deixam espalhados pelo mundo, digamos assim.

Além de uma excelente clarinetista, Lennie adora ler e escrever. Seus poemas, na maioria das vezes, se referem aos fatos vividos com sua irmã. Parecem capítulos de uma história jazida, na qual ela faz questão de lembrar enquanto escreve. A obra é fascinante, uma vez que prende e chama a atenção do ledor. É encantador, diferente e puro.

Embora eu acredite que um ''muito bom'' seria a nota suficiente para atribuir a este livro, acabo dando-lhe um ''excelente'' pelo simples fato da forma bucólica e legítima como a história foi passada. Ainda que as questões do luto e do primeiro amor verdadeiro sejam o foco da obra, a narrativa não centra somente nisto. Vemos questões como o abandono de Paige, mãe de Lennie e Bailey, às filhas, e a forma como todos lidam com isso. Além disso, temos as confusões na cabeça de uma adolescente que nunca possuiu antes uma experiência se quer com garotos, e se vê transtornada com a perda daquela que mais amava na vida. 

Mesmo tendo alguns pontos mais lentos na leitura, O Céu Está Em Todo Lugar sabe ter disparidade, além de ser engraçado e profundo, dotado de uma simplicidade e inocência que impressionam. Ele nos oferta certas lições de vida, e nos faz enxergá-las de um modo diferente. Para conferir tudo isso, portanto, só realizando a leitura... não há palavras capazes de definir a relação do o leitor com a obra. Ela é mágica!

Indicado a todos que procuram uma história leve, dona de uma mescla incrível de dor e felicidade. E, garanto, você não pode perder a chance de experimentar essa junção.


Mas, e se agora o meu casco tivesse diminuído, louca de amor e imensamente triste ao mesmo tempo, uma garota absolutamente confusa, que deseja colorir o ar com o seu clarinete, e se em algum lugar dentro de mim prefire assim? E se, por mais que eu tema ter a morte como sombra, esteja começando a gostar da forma como ela acelera o ritmo, não apenas o meu, mas o de todo mundo?  
Pág. 223

6 Comentários

  1. Todo mundo diz coisas ótimas desse livro, mas apesar disso não me chama muito atenção.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  2. NOOOSSA, amei sua resenha. Sério, quando vim aqui e vi que você estava resenhando o meu bebê (sim, eu chamo ele de meu bebê, rsrs) eu quase surtei, O Céu está entre os meus livros preferidos, eu acho os personagens super reais, a estória maravilhosa e a obra toda muito bem escrita e de certa forma "verdadeira", porque de fato, enquanto estamos lendo, aquilo não parece ser ficção. Enfim, concordo com todos os pontos que você mencionou na sua resenha, desde as ótimas notas de rodapé da autora às tramas secundárias da obra.
    Adorei.
    Ah, tem postagem nova lá no blog, dá uma olhadinha?
    Beijos.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bem, uma coisa que me aborreceu no livro foi o fato de não saber exatamente do que Bailey morreu, já que não fica muito claro e além disso acho inacreditável a mãe largar suas duas filhas para viver pelo mundo... mas tirando isso gostei bastante do livro e a Novo conceito caprichou na arte do livro.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sim, eu ja sei do que o livro se trata, mas como ainda não o li, é legal ler resenhas dele. :) E agora estou mais louca ainda para ler.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  5. Ah, sua resenha ficou maravilhosa :D Li esse livro no começo do ano e simplesmente fiquei apaixonada, concordo plenamente com o que você disse, a obra é encantadora e singular. Fiquei sem palavras quando terminei a leitura, por incrível que pareça esse livro até o momento é o único favorito do livros que li esse ano.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  6. Tenho esse livro faz tempo e já comecei a leitura 2 vezes. Até gostei do que li, mas nem sei porque parei heheheh
    Pelo pouco que li, eu adorei aqueles bilhetes, copos plásticos com coisas escritas, muito fofo.
    Só não gosto muito da ideia dela se apaixonar pelo garoto que namorava a irmã dela, mas como não li nem metade do livro ainda prefiro não opinar muito heheh :p

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!