Provavelmente a maioria de vocês já devem ter visto o primeiro trailer oficial do filme ''A Menina Que Roubava Livros'', adaptação do clássico e talvez da mais notória narrativa do escritor australiano Markus Zusak. Ainda assim aqui estou eu, likando o vídeo e aproveitando a chance para incentivar àqueles que não leram a obra, porque a verdade é que existem sim muitos leitores que ainda não tiveram essa oportunidade. Mas e então, o que vocês acharam do vídeo?




A postagem também me deixa a vontade para compartilhar algo pessoal...
A trama em pauta é extremamente especial para mim, pois foi através desse livro que a minha mente aflorou para algo incrível, que é a paixão que eu tenho pela leitura. Eu sempre gostei muito de ler, mas até essa obra eu não tinha o hábito de colecionar livro, de pesquisar histórias diferente, e de ler coisas variadas da literatura estrangeira e universal. Era sempre algo que surgia a minha frente, e só. É por isso que eu devo muito à peculiaridade do Zusak, pois ele foi capaz de me transportar para um mundo intenso, que me tirou do chão e do mesmo de sempre; me mostrou que o ato de ler deve ser diário e constante justamente pelas oportunidades que a leitura nos dá. É como uma plantinha que precisa ser semeada para crescer, e ele plantou isso em mim.

Lembro-me que ao finalizar a leitura, corri para pesquisar mais sobre a história. Vi burburinhos de que a trama deveria virar filme, mas me senti enciumada, receosa de estragarem aquela obra prima. E eis que o fato tornou-se real anos depois... em 2014 teremos o enredo em formato digital nas telonas de todo o mundo, e expectativas não faltam. Porém, mais que isso, ansiosa eu estou mesmo é para reler a trama e voltar no passado. Uma excelente oportunidade, eu diria. Por isso, vai a dica - mais uma vez - para quem ainda não leu, e até mesmo para os que leram. 



SINOPSE: A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.
Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.
A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.


Acesse e saiba mais:

É isso aê. A postagem é simples, mais uma vez bem pessoal, mas eu espero que todos tenham gostado. Compartilhem comigo as expectativas de vocês e suas respectivas opiniões sobre a trama. Farei questão de responder todo mundo por aqui mesmo.  ;)
Até mais!

20 Comentários

  1. Olá,
    Adorei o trailer do filme, fiquei ansiosa para assistir. Não li o livro e espero que o filme me cative a fazer isso... Achei a estória bem instigante e bem feita. Vamos ver! haha
    Até +
    Stefanie O.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garanto que o livro vale muito a pena ser lido. Se a oportunidade surgir antes do filme, não a deixe escapar! ;) Em todo caso, espero que a adaptação atice sua curiosidade.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Fran, vi o trailer ontem de manhã e surtei horrores! Assim como você eu tinha receio da adaptação, mas cenas mostradas estão tão belas e perfeitas que é impossível não se entusiasmar. *-*
    Também pretendo reler o livro antes da estreia, mas ainda tenho que comprá-lo. E espero conseguir logo.
    Bom ver o que essa bela obra significa pra você e o que ela te proporcionou. Sem duvida é um livro que marcou muita gente, eu sou uma delas. Mas gostei de ver que você tem um carinho todo especial por ele. ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, eu também não tenho o livro, acredita? Na época eu peguei emprestado com uma prima. Na realidade, ela que me incentivou a ler a trama. Acho que devo muito a ela, também. :)
      Enfim... uma excelente oportunidade para relermos e comentarmos, o que acha?

      Um abraço!

      Excluir
  3. Oi, Francielle!

    Assisti ontem o trailer e confesso que fiquei encantada com a fotografia e curiosíssima para assistir ao filme.
    Bela postagem.

    Abraços,
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fotografia é um detalhe bem estimulante, realmente. Elemento muito bem apontado, Nina. Acho que será encantador pelo que pude perceber.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Oi Francielle. Esse livro me marcou demais, não por incentivar o hábito da leitura (embora também o tenha feito), mas pelo fato de ser tão rico em detalhes e em história. É como se dali surgissem vários links para outras obras e contextos sociais, demorei um pouco para terminar a leitura por conta dessa densidade e também por querer apreciar a história. Lerei muito em breve. Adorei seus comentários; fico torcendo para que não estraguem quando for para as telonas. :) Abraços.

    ::De Frente com os Livros::

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clóvis, de fato A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS é uma bomba com proporções dos mais variados tipos, metaforicamente falando. Gosto muito de tramas bem elaboradas, ricas em contextos e particularmente densas. Quando bem elaborada, o estímulo e a sensação pós leitura são de uma satisfação sem igual.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Oi Fran (posso te chamar assim? hahaha, mais fácil...)
    Acredita que nunca li este livro, estou louco para comprar ele porém tem alguns livros na frente ainda.
    Já li muitas críticas positivas e estou realmente curioso para leitura. Quero ler antes da estréia do filme hahaha!

    Adorei o blog.
    Já estou seguindo, se puder retribuir...
    Abraçosssssssssssss!
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode me chamar de Fran, Filipe. Espero que você saboreie bastante esse livro quando estiver realizando a leitura. Tenha certeza que você não irá se arrepender. Uma dica é realizar a leitura quando realmente se sentir a vontade para encarar uma história densa e bem marcante.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Olá Francielle,

    Pode ter certeza que o filme vai tornar esse livro ainda mais conhecido. Hoje mesmo emprestei meu exemplar, que por sinal ainda nem li. Mas não por muito tempo. Bom saber que foi esse livro que a inspirou a ler mais, e mais e mais. Para mim isso aconteceu com a série Harry Potter, ah com eu amo!!!

    Ótimo o Blog, estou seguindo :-)

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeferson, bacana você ter compartilhado conosco qual a trama que o incentivou cada vez mais na literatura. Harry Potter foi realmente um marco neste sentido na vida de muita gente. Quanto A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS, leia assim que possível. Tenho certeza que você vai ficar maravilhado com o contexto peculiar criado por Zusak.

      Um abraço!

      Excluir
  7. Esse também foi um dos meus primeiros livros e até hoje é um dos favoritos. Confesso que também tive medo que estragassem a história, mas estou com um bom sentimento em relação ao filme.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássia, nos resta aguardar para ver. ;) Muita ansiedade!

      Um abraço!

      Excluir
  8. Não li o livro, acredita? Porém estou bem ansiosa para o filme! Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o filme te impulsione a conferir o livro. É excelente, eu garanto!

      Um abraço!

      Excluir
  9. Adorei o trailer e espero que seja um filmão e faça just ao livro !!!
    O começo do trailer ficou igualzinho como imaginei o início do livro :)
    Mtu ansiosa para o lançamento!!

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso quando vemos um filme se materializando exatamente como imaginamos no ato da leitura. Espero que o desenrolar seja tão bom quanto o que foi apresentado no trailer.

      Um abraço!

      Excluir
  10. Que trailer fantástico!! Os atores parecem fazer jus aos personagens. Fiquei bem empolgada. Já sabe a data da estreia?
    Ah, já que o pessoal aqui estão comentando também qual livro inspirou o vício da leitura, vou dizer o meu: Meu Pequeno Príncipe! :) Lembro que meu pai me deu quando era bem pequena, e nunca dei muita importância, nem gostava de ler, achava o livro grosso hehehe Mas de tanto ele elogiar, fiquei curiosa e peguei pra ler. Só sei que me apaixonei... Depois apareceu outros e outros heueheuheuhe :)

    Car0li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A data oficial creio que ainda não tenha sido informada, Car0li. Mas é certo que será ano que vem. Qualquer novidade eu estarei divulgando nas redes sociais. ;)

      Hmmm! O Pequeno Príncipe é realmente uma fonte inesgotável de inspiração. Obrigada por compartilhar sua motivação conosco. :D Vejo sempre suas leituras constantes no skoob... e tem hobby melhor? Ler é bom demais!!!

      Um abraço!

      Excluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!