Título: É Melhor Não Saber (Cortesia cedida pela Editora Arqueiro)
Autor: Chevy Stevens
Edição: 1
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
ISBN: 9788580411218
Nota: 4 de 5

SINOPSE: Sara Gallagher nunca sentiu que pertencesse de verdade à sua família de criação. Embora sua mãe seja amorosa e gentil e ela se dê bem com sua irmã Lauren, a relação com o pai e a irmã caçula, Melanie, sempre foi complicada.  Às vésperas de se casar, Sara decide que está pronta para investigar o passado e descobrir suas origens. Mas a verdade é muito mais aterrorizante do que ela poderia imaginar. Sara é fruto de um estupro, filha do Assassino do Acampamento, um famoso serial killer. Toda a sua paz acaba quando essa história é divulgada na internet e o pai que ela anteriormente queria conhecer resolve entrar em sua vida de forma avassaladora. Eufórico com a descoberta de que tem uma filha, John vê nela sua única chance de redenção. E, para criar um vínculo com Sara, ele está disposto a tudo, até a voltar a matar.  Ao mesmo tempo, a polícia acredita que essa é sua única chance de prender o assassino e resolve usá-la como isca. Então Sara se vê numa caçada alucinante, lutando para preservar sua vida e a de sua filha.

Comentários:

Quando Chevy Stevens adverte no título da sua mais nova trama que É Melhor Não Saber, é porque de fato alguns segredos deveriam continuar ocultos. A curiosidade e esperança de Sara se tornaram as suas maiores burradas, e trouxeram para a sua vida um pesadelo de difícil trato e dissolução. Mas e você, caro leitor, no lugar da nossa protagonista, permaneceria na dúvida sobre quem são seus pais verdadeiros, ou buscaria a qualquer custo as verdades camufladas sobre sua origem?

Sara, apesar de amar sua mãe de criação, sempre se sentiu excluída por parte de sua família adotiva. Isso certamente incitou a vontade que ela sempre teve de conhecer sua verdadeira história. Para ela, o que importa a princípio é saber o porquê de ter sido dada para adoção, e quem são hoje as pessoas que a colocara no mundo um dia. Farta dessas dúvidas que a atormentam desde menina, Sara resolve ir à procura de seus pais biológicos. Mas o pesadelo começa quando ela, ao conseguir encontrar o paradeiro de sua mãe, se vê rejeitada e desprezada pela mesma. Sem entender os motivos de tanto rancor, busca pistas que levam ao seu pai, e descobre que o mesmo é o temido Assassino do Acampamento, aquele que todo verão após abusar de sua vítima, a mata sem o menor pudor.

Com todos os seus segredos divulgados misteriosamente na internet, Sara acaba vivendo um pesadelo terrível, pois, ao descobrir que tem uma filha, John passa a entrar em contato com ela e a querer fazer parte de sua vida.  É deste modo que a polícia entra em ação a pondo como isca para a captura do assassino, mas, para isso, ela precisa manter a cabeça fria e colaborar, mantendo segredo dessas ações para os seus familiares, e colocando todos ao mesmo tempo em perigo.

Os capítulos do livro, na verdade, são divididos em vinte e quatro sessões de psicoterapia que a Sara faz ao decorrer dos acontecimentos. Sentindo-se desequilibrada, ela sente que precisa ter a ajuda da médica para conseguir lidar com a situação. Mas a doutora, apesar de estar presente todo o momento, não possui voz na narrativa, pois a história acaba sendo narrada apenas por Sara, que nos remete aos fatos e nos leva às cenas de forma sutil. É como se ela estivesse conversando com o leitor, e essa é uma característica própria de Chevy Stevens, que fez o mesmo em seu primeiro livro, o Identidade Roubada. No meu ponto de vista essa é uma façanha positiva, pois ela sabe como contar o presente nos levando para o passado de um modo diferente e totalmente instigante. É como se a autora quisesse nos colocar na posição da profissional que está lidando com a paciente para trabalhar em cima dessa perspectiva.

Os personagens mais presentes no enredo, além do John, são os policiais encarregados do caso, Sandy e Bill, e a filha e o noivo de Sara, Ally e Evan, respectivamente. A linguagem da trama é bastante acessível, direta e vívida. Muitas das cenas são fáceis de ser visualizadas, e a autora faz questão de nos colocar diante de pequenos enigmas, de nos encher de perguntas que parecem óbvias (mas nem sempre são), e de deixar com que sejamos capazes de saborear os fatos, sem correria e sem embromação ao mesmo tempo.

Chevy, além de mostrar o dia-a-dia da protagonista e os conflitos que ela passa com os seus semelhantes, nos coloca diante de alguns eventos que ocorreram com ela ainda quando criança – provavelmente na tentativa de explicar o porquê do comportamento da mesma. Sara se mostra frágil, repleta de dúvidas e com temor das proporções que sua curiosidade causou. Ela se questiona e se deixa envolver, decepciona-se várias vezes e magoa pessoas que ela tanto ama. Uma personagem totalmente típica, que ao invés de nos sentirmos enjoados no ato da leitura, passamos a tentar entender a situação nos colocando mediante a ela.

Algumas coisas, entretanto, não me agradaram tanto dessa vez. Pequenos episódios se tornaram frequentes, e alguns clichês mergulharam com tudo na trama. A autora soube conduzir os fatos sem perder a intensidade, mas acabou utilizando caminhos bobos para explicar no final certas pontas que por pouco não ficaram soltas.  Apesar disso, recomendo o livro com muito prazer. Chevy Stevens é uma autora com uma escrita envolvente e bastante sólida, e isso, neste caso, recompensa qualquer pequeno deslize cometido. Para quem curte a temática, este é com certeza um prato cheio.

Ah! Só um conselho: não se engane, pois quando você pensar que tudo está acabado, não, não estará.


''Mas ultimamente tenho sentido muito cansaço. Não do tipo que dá sono, mas que me deixa tensa e nervosa. Quase todas as noites vou de janela em janela esperando o telefone tocar. Era onde eu estava quando John enfim telefonou de novo, na segunda-feira: em pé, à janela do meu quarto no andar de cima, vendo Moose e Ally correrem um atrás do outro no quintal, pensando em como eles pareciam felizes e me lembrando do quanto eu costumava ser feliz.''

Pág. 93 


31 Comentários

  1. Só pelo título deve ser muito bom...
    gosteii da dica flor e do blog =)

    Beijosss!!!

    ==> Blog Mundinho da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Parabéns você conseguiu, através da resenha, me deixar mais curiosa para ler esse livro.
    Eu fiquei estupefata com a narrativa do primeiro livro da autora, Identidade Roubada e estou bastante ansiosa para ler É Melhor Não Saber.

    Parabéns pela resenha!
    Abraços!
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ah, preciso urgentemente desse livro *O*

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Preciso ler esse livro, a cada resenha que leio fico mais curioso, e a sua tá ótima! :)

    Bjs
    Ta rolando sorteio de um livro no meu blog, corra e participe!
    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É Melhor não Saber envolve um enredo pouco usual e isso me chamou bastante a atenção. Porque a autora uniu o drama de uma garota em busca de sua própria identidade e um suspense policial envolvendo um serial killer. E creio que não é qualquer ator que consegue unir duas esferas deste tipo com maestria. Espero comprá-lo logo.

    Ótima resenha!

    Abraço!
    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, parece ser mto bom esse livro
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Franci. Já li outras resenhas desse livro e fiquei bastante interessado. Não sabia que essa era a mesma autora de "Identidade Roubada" o qual também sou louco para ler. Uma trama repleta de mistério pelo visto... Esse com certeza entrará em minha lista de leitura. Beijo.
    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clóvis, assim que puder, leia IDENTIDADE ROUBADA. É uma trama excelente, que eu faço questão de recomendar a todos que se interessam pela temática. Tenho certeza que você não irá se arrepender!

      Um abraço!

      Excluir
  8. Nossa, to super doida pra ler esse livro. Ele parece ser bem pesado, quero muito ler! ;)

    Um beijo
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas confesso que depois de ler a sua, fiquei bastante curiosa com a estória. Haha
    Vou dar uma procurada no livro.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho que só o titulo do livro já nos deixa curiosos...
    e então você complementa a curiosidade com a sua Resenha! Haha

    Realmente ficou muito boa ^^

    segui teu blog ^~
    beiijos
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Confesso que a sinopse não me atraiu muito. Mas sua resenha fez com que eu ficasse bem curiosa, mesmo não sendo meu tipo de leitura. Bela resenha!
    Beijos!

    Karen Costa
    http://viajandonaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. A resenha é muito boa, fiquei super curiosa pra ler o livro. Parece ser bem diferente e ter ação o tmepo todo, adoro livro assim.
    Beijos
    barradosno-baile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Faz tempo que já havia visto o livro mas nunca tinha parado pra ler algo sobre ele, nem mesmo a sinopse e só hoje soube/percebi que era da mesma autora de Identidade Roubada (que tanto falam bem). Bons e novos autores são sempre bem vindo. Irei ler ;)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sabe, me deixou intrigada este livro =s

    ResponderExcluir
  15. A primeira vez que li algo sobre É Melhor Não Saber foi aqui mesmo, no Universo Literário. Em um post de lançamentos da Editora Arqueiro. E desde então tenho muita vontade de lê-lo. A forma como você o descreveu, me deixou com ainda mais vontade.

    Lembro de quando você resenhou Identidade Roubada. Até hoje não consegui conferir o livro, apesar de querer muito. Mas agora tenho total certeza de que preciso ler algo de Chevy Steves. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não li nada ainda desta autora. No entanto, quando for ler algo dela, começarei por seu outro livro " Identidade Roubada" que está me instigando a tempos :)
    Fico muito boa a resenha, e quem sabe se eu gostar de Identidade, lerei É Melhor não Saber.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, eu recomendo IDENTIDADE ROUBADA e indico que você inicie sua aventura pelos enredos da Chevy por ele. É uma trama excelente, densa e bem chocante. Ainda mais intenso do que É MELHOR NÃO SABER, devo admitir.

      Aguardo por seus comentários quando tiver realizado a leitura. E Espero que goste tanto quanto eu.

      Um abraço!

      Excluir
  17. Caramba! Fiquei com muitaaa vontade de ler haha adorei a resenha <3

    Beijos, Mari
    http://www.garotadabossa.com/

    ResponderExcluir
  18. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, ficou ótima a sua resenha, parece ser um ótimo livro :D
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, sempre ficava curiosa para saber mais sobre esse livro ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha, sempre quis saber mais sobre esse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Já li "Identidade Roubada" que é da mesma autora e gostei, apesar de que esperava mais.
    Acredito que seja uma característica da autora essa questão de sessões de terapia que as protagonistas fazem.
    Pretendo ler esse livro, mas não estou muito curioso e nem desesperado para lê-lo. Acredito que não me decepcionarei.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Deve ser realmente um livro muito bom, nunca li nada desse autor, mas fiquei bastante curioso para conhecê-lo.
    Estou iniciando um blog, se quiser passar lá pra dar uma olhada, uma opinião...Obrigado.
    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Minha nossa! Alguém me dá esse livro de presente? Exatamente o tipo de livro que eu gosto, entrou pra minha wishlist fácil.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Fran,
    É Melhor Não Saber foi uma das maiores decepções literárias do ano.
    Li no inicio do ano Identidade Roubada e tinha gostado bastante, então li É Melhor Não Saber com bastante expectativa. Porém, o que encontrei foi um livro enrolado, monótono e extremamente previsível.
    O fato de não ter simpatizado com a protagonista tbm não ajudou...
    Ainda assim, não perdi a fé no potencial da autora, que recentemente lançou mais um livro, Always Watching.
    Abraço,
    Alê
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alê, é uma pena que você tenha se decepcionado tanto com É MELHOR NÃO SABER. Eu entendo essa frustração. No meu caso eu confesso ter deixado as expectativas um pouco de lado para não sofrer tanto, e acabei não me decepcionando. Existem alguns elementos da escrita da Chevy que eu me simpatizo bastante, e concordo que o nível tenha caído um pouco, pois IDENTIDADE ROUBADA é realmente excelente, mas... bem, não consigo perder a fé no potência dela justamente por conta dessas particularidades.
      Enfim... agora é aguardar por Always Watching e ver o que ela nos preparou.

      Um abraço!

      Excluir
  25. Já vi esse livro em muitos blogs
    Sempre falam super bem

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Fran li esse livro a pouco e também fiz resenha lá no blog. Esse foi o primeiro livro que li da autora e gostei muito da trama =) sua resenha ficou ótima, bem estruturada.

    Desejo um ótimo mês de férias para vc com ótimas leituras.
    Te espero no Leituras, vida e paixões

    ResponderExcluir
  27. está aí um livro que me ganhou pela capa e título. Curti de cara!
    Pela sua resenha, imagino que seja um enredo brilhante, mas com deslises desnecessários da autora. Mas vejo que este fato não atrapalhou a leitura. Vou adicionar no Skoob com certeza!
    Adorei :)

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!