Para marcar o último dia do mês de junho - e a finalização do primeiro semestre de 2013 -, fizemos um delicioso café literário para você! Aqui você saberá qual foi a melhor leitora que realizamos neste 2013/1, e esperemos saber qual foi a sua melhor leitura, também. Na companhia de um bom café, claro!  :D 




Fran: Jardim de Inverno foi eleito o meu favorito (do semestre) por sua particularidade, e pela forma singela e peculiar em que essa uma história - triste, dramática e intensa - foi contada. Na trama somos apresentados a Meredith e Nina Whiston, duas irmãs com vidas (longínquas e) totalmente diferentes, unidas apenas pelo amor de seu pai. A enfermidade do mesmo, no entanto, fez com que as duas se encontram novamente, e que prometessem a ele que cuidariam e fariam de tudo para criarem um vínculo com sua fria mãe, Anya. Mas a verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser distante, e isso está relacionado a uma história - que ela faz de conto de fadas - existente há mais de 65 anos, dada início na gelada Leningrado durante a Segunda Guerra Mundial. 
Meredith e Nina só irão conhecer o passado secreto de sua mãe se conseguirem fazer com que ela conte toda a história, mas para isso ambas precisarão de muito esforço, pois a relação delas torna-se cada vez mais complicada. E, assim, há uma sucessão de fatos vívidos e instigantes que você só sentirá no ato da leitura.
O enredo de Kristin Hannah é um drama triste e feliz ao mesmo tempo, pensante e perspicaz. É uma história de amor que cativa por ser tão real, por envolver histórias tão típicas, mas também por ter uma excelente dosagem de singularidade e mistério que persistem do início ao fim. É intenso e leve ao mesmo tempo. É envolvente, chocante e imprevisível. Um livro que com certeza irá marcar quem se der a chance de lê-lo.

Roger: Eu sempre odiei - palavra forte - quando alguém me obrigava a ler algo. Leitura, para mim, tem que ser apreciada. Tem que ter seu tempo. Durante o Ensino Médio somos obrigados a ler vários livros em consideração a nota escolar e a não repetir de ano. Então os livros que li lá não me marcaram de verdade. Entretanto, me peguei pensando sobre isso outro dia e resolvi correr atrás da NOSSA literatura. "Chega de best-sellers americanos, Rogério." eu disse a mim mesmo quando peguei a obra "S. Bernardo" de Graciliano Ramos. Mas não vim aqui falar desse. Vim falar de "Vidas Secas", o segundo livro dessa minha "saga de literatura nacional". Sou nordestino, nasci na Paraíba, e me identifico demais com as obras de Graciliano. Me identifico porque conheci de perto o cotidiano das pessoas do interior que lá estão. "Vidas Secas" retrata a vida de uma família, O pai Fabiano, a mãe Sinhá, o filho mais novo, o filho mais velho e a cachorra Baleia, que vive se deslocando pelo sertão em busca de melhores condições vida. A trama é simples, mas tão rica nos detalhes que eu realmente fiquei impressionado com esse livro. Ele tem realmente uma carga emocional pesada depois que você para pra prestar atenção nos povos e sonhos e ambições dos personagens. É um livro muito bom, intenso e sensacional.

Rafa: Embora não tenha lido muitos livros durante esse primeiro semestre (e tenha começado com a releitura de Harry Potter, o que torna as coisas muito difíceis) a melhor leitura que fiz, definitivamente. foi A Moradora de Wildfell Hall, um dos primeiros livros mais feministas que conta a história de Helen, uma jovem que após se apaixonar perdidamente na juventude por um patife, se casa com a ilusão de que poderia mudar o homem. Só que no decorrer dos anos as coisas só pioram, e ela precisa tomar uma atitude desesperada. É aí que surge o Senhor Markham - ou o mais apropriado seria Helen surge na vida dele, já que é ela que se muda para a vizinhança -, mas Helen está decidida a não se apaixonar novamente. O livro que é considerado uma resposta a ''O Morro dos Ventos Uivantes'', de Emile Brontë, irmã de Anne Brontë (autora de A Moradora de Wildfell Hall), já que mostra o que poderia ter acontecido com Catherine caso ela estivesse casado com Heathcliff. Essa obra chegou a ser considerado inapropriado para mulheres na época em que foi escrito, e quem lê logo vai perceber o por que. Infelizmente, A Moradora de Wildfell Hall não é tão aclamado como os livros das outras irmãs Brontë, tanto é que acha-lo foi um golpe de sorte para mim. Só há uma edição em português e é de 2008, o que é uma pena, pois o livro é simplesmente maravilhoso.

Lua: Escolher um livro favorito é sempre uma dificuldade, independente da 'margem', mas, como livro favorito do semestre, e eu escolho ''Segredos da Minha Vida em Hollywood: Princesa Paparazzi''. Este livro faz parte da Saga ''Segredos de Minha Vida em Hollywood'', de Jen Calonita, e foi especial porque esse enredo demorou 2 anos para ser traduzido e publicado aqui no Brasil (estou cogitando ler os dois que faltam em inglês mesmo). A saga é focada na vida de Kaitlin, uma jovem atriz, estrela da TV e holofote em Hollywood. Em ''Princesa Paparazzi'', Kaitiyn está gravando a última temporada de sua série, e, sem saber qual rumo sua carreira vai tomar - e pela pressão que todos estão fazendo para que ela tome uma decisão -, Kaitin acaba se tornando amiga de duas garotas que só querem saber de fama. Deste modo, acabam estando constantemente nas manchetes de jornal, mas não por boas razões. Kaitlin é abordada por o dono de uma gravadora, que a força a gravar um single, que posteriormente é divulgado, sem a permissão da equipe de Katie, o que faz ela ter uma crise nervosa e ser internada às pressas. É um ótimo livro, uma ótima saga, que só peca por demorar tanto a ser traduzida (Oi, Editora Galera!).



Essas também são indicações e sugestões de leituras para você, 
portanto, esperamos que goste!

7 Comentários

  1. Preciso nem dizer que adorei a premissa do post né? [rs]
    Das obras citadas, só tinha conhecimento de Jardim de Inverno e Vidas Secas. Já tinha muita vontade de lê-los, e os elogios me deixaram ainda mais curiosa. E me interessei por A Moradora de Wildfell Hall.
    Não leio tanto quanto vocês, mas meus favoritos do semestre são A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra e Adorável Heroína. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee ameei seu blog!


    Seguindo, segue se gostar do blog?
    Beijinhus... www.robertamaquiagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post, ainda peguei as dicas dos livros que citaram, gostei muito mesm.
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran,
    Li bastante coisa boa nesse primeiro semestre, mas sem dúvida "O Tempo e o Vento" de Erico Verissimo foi a melhor sem nem precisar pensar. Ainda não terminei a saga toda (são 7 livros e ainda faltam 2), mas sem dúvida é uma obra maravilhosa.
    Gostei da dica da Rafa pois nunca havia ouvido falar de "A Moradora de Wildfell Hall" e "O Morro dos Ventos Uivantes" é um dos meus livros favoritos. Vou procurar ler.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a ideia do post hein?! Adorei.
    Estou com Jardim de Inverno aqui, ansioso para lê-lo.
    Minha leitura favorita do primeiro semestre foi "A Garota que perseguiu a Lua". Recomendo demais esse livro :)

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, to doida para ler ''A GAROTA QUE PERSEGUIU A LUA''. *-* Muito feliz em ver essa sua recomendação e ter ainda mais certeza de que vou adorar o enredo. Espero conseguir me deliciar com a trama em breve.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Amei a ideia do post
    Desses livros eu já li Vidas Secas que é maravilhoso
    E os outros livros citados, vou tentar procurar

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!