Leitores, olá!

Enfrentamos muitas coisas nas duas últimas semanas, e graças à falta de tempo o blog acabou tendo o um ritmo de postagens mais lento. Peço desculpas em meu nome e em nome dos demais colunistas, e agradeço a compreensão de todos. Dar tempo a todas as nossas obrigações não é um trabalho fácil, mas aos poucos as coisas se enquadram. Mas, bem, vamos ao que interessa.

Enquanto navegava por sites literários, me deparei com uma postagem do Universia Brasil que chama a atenção para as leituras de cunho denso, onde é afirmado que estas cultivam ainda mais a nossa inteligência e sabedoria. Deste modo, nos é ofertada uma lista com 5 categorias de leituras inteligentes, e achei que seria interessante mostra-la à vocês. Discorram suas respectivas opiniões a respeito para que possamos conversar sobre a temática pautada, ok? Segue a lista...

1. Ciências

categoria não inclui apenas os livros científicos, mas todos aqueles que melhoram o nosso conhecimento sobre o mundo ''natural'', como estudos sobre a sociedade, etc. O valor desses livros não vem das teorias que eles provam (ou questionam), mas do desenvolvimento da curiosidade que eles despertam, bem como os métodos de aprendizado. Os livros científicos podem ensinar a conduzir uma investigação, confiar na sua intuição e validar temas a partir de evidências.

2. Filosofia 

Assim como a ciência, a filosofia cresce a partir do pensamento crítico. Ao contrário das ciências, que nos ajudam a entender o mundo exterior, a filosofia é voltada para dentro, facilitando o processo de entender a si mesmo. A filosofia vai melhorar o seu entendimento das necessidades e desejos humanos, além de aumentar o seu conhecimento sobre as principais prerrogativas do comportamento humano.

3. Ficções Científicas

O fato de um livro não ser baseado em uma história real não diminui o seu valor de ensinamentos. Os melhores trabalhos de ficção contêm mais verdade que muitos outros gêneros literários, pois permitem ao seu leitor uma experiência com novas realidades. As ficções criam experiências que elevam o nível de consciência e lidam com questões como a filosofia, a psicologia e até mesmo a história. Lendo ficções você pode desenvolver a sua linguagem e se tornar um melhor escritor, pensador e orador.

4. História

A história pode parecer bastante entediante a princípio, como todos aqueles nomes e datas distantes. Contudo, a história pode ser bastante estimulante se discutida da maneira correta. Ao invés de longos textos explicativos, por exemplo, é possível encarar os fatos como grandes anedotas, cheia de personagens complexos e ideias inovadoras para a época. Aprendendo o passado você se torna mais capaz de interpretar os fatos do seu tempo e consegue reconhecer, inclusive, as heranças deixadas por outras épocas.

5. Poesia

A leitura de grandes poesias produz um sentimento de admiração e reverência com relação ao poder das palavras. Ela aguça suas competências linguísticas e ajuda a desenvolver a sua eloquência. Além disso, você desenvolve o seu vocabulário e compreende melhor o significado das palavras.


Algum dos tipos de leitura citados acima é da preferência de vocês?

12 Comentários

  1. Muito interessante! Prefiro ficção científica e ciências e só um pouquinho de história...
    E na categoria poesia, por enquanto, só leio Fernando Pessoa, meu muso! kkk
    Beijos
    http://geehzbookshelf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu, os de Poesia e Filosofia. Abre a mente e te faz ficar mais crítico. Super indico também ^^
    Beijos
    http://drerodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que surpresa boa ver ficção cientifica nessa lista! Tenho um gosto bem diversificado, mas ficção cientifica está entre meus gêneros favoritos. Gostei dassa lista, informações interessantes.

    ResponderExcluir
  4. bem legal adorei o post
    só não curto muito filosofia heheh tenho cisma com esse assunto mesmo hehe
    adorei
    Visite:
    Estilo 4 U | Todos os estilos em um só lugar. 

    ResponderExcluir
  5. Bem que eu queria seguir essas dicas, mas minha leituras sempre são dos gêneros de romance...
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ahh.. Adorei pela curiosidade, mas meu estilo sempre será ficção, rs.
    Estou passando um "perrengue" danado em ter que ler estudos científicos para a minha monografia. Mas.. Não tem jeito, rs!

    Beijos e Feliz Páscoa!
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ficção cientifica domina minha preferencia dentre os cinco generos citados. Livros de história também me atraem, mas não são todos. Já poesia, é meu fraco. Até gosto, mas não tenho paciência de ler um livro inteiro de poesias. Curti a postagem =)

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei ficção científica ter se enquadrado na matéria ... Confesso que tem livros bem sem noção e que não tem um conteúdo mtu legal, mas outros são bem inteligentes e bem construídos :)
    Adoro livros de História e, principalmente romances históricos (não necessariamente romances românticos). Agora se tem algo que não tenho paciência para ler e interpretar é poesia =|
    Adorei o post!! :)

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse post, apesar de eu gostar muito de história eu não sou muito ligada a livros desse gênero, prefiro assistir a historia em documentários kkk mas a poesia e a ficção cientifica eu gosto muito é e bom saber que me beneficia lendo livros assim >.<
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Fran!
    Não curto filosofia (culpa de péssimos professores na universidade, traumatizei!) e desses ai só curto mesmo uma boa Ficção. No fim das contas leio de quase tudo e acho que ler é o que realmente faz a diferença. Independente do que seja.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto bastante de Ficção Científica e História.
    Ultimamente venho me interessando muito por filosofia também.


    Beijos!
    Livros e Tsurus

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Nossa, nossa, nossa \õ. Ótimo post! Amo ficção científica, história e filosofia ((:

    Abraços.
    Entre Livros e Livros

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!