NO AR, segunda postagem da temporada Harry Potter. *-*                 
Para quem não viu, semana passada foi publicada o primeiro texto referente ao primeiro livro da série. O especial, enfim, é formado por oito postagens escritas respectivamente por oito fãs diferentes com a finalidade de expor o porquê de ler a série através de uma retrospectiva bem elaborada, além de mostrar que, apesar do seu ''fim'', a saga, na verdade, nunca acabou. Aproveitem também para votar na enquete que se encontra na coluna lateral do blog: Na sua opinião, qual o melhor livro da saga?

ATENÇÃO: O texto abaixo, por ser uma retomada do livro, pode conter alguns pequenos spoilers.


O Especial Harry Potter é uma coluna temporária constituída por oito postagens acerca dos livros da série. Elas serão conduzidas por fãs que, após um ano da estreia do último filme, vieram para articular que, na realidade, HP nunca terá um fim.

Escrito por Matheus Garcia


É impossível escrever sobre Harry Potter sem mergulhar de cabeça na nostalgia e no encanto que transbordam em cada página dos livros. O cativante mundo de Harry prende nossas mentes e nos transporta para uma viagem inesquecível, sempre com emocionantes aventuras e momentos marcantes que serão lembrados por toda nossa vida. J. K. Rowlling mais uma vez, criou uma incrível obra, cujo enredo irá sempre permear dentre as mentes de seus assíduos leitores.

Em meio a resgates, investigações e aventuras, a autora presenteia os leitores com momentos de tirar o fôlego, entrelaçados a uma trama sólida, mas de curta duração. Talvez um dos maiores defeitos de A Câmara Secreta seja o seu tamanho. O livro se mostra curto e deixa o leitor com vontade de ter mais detalhes, assim como uma maior interação com aquele ano letivo de Hogwarts. Mesmo a trama se desenvolvendo bem, aquele leitor acostumado com os outros livros da série que decide re-visitar A Câmara, acaba sentindo falta das tramas secundárias e dos ricos detalhes presentes nos outros livros. A autora também peca quando não dá mais ênfase em Gina Weasley, visto que ela acaba se tornando uma das principais personagens do livro. Mas por não ter recebido tanta atenção, ninguém consegue desenvolver afeto algum por ela, tornando-a mais uma personagem secundária feita para ''dar volume''.
No livro, podemos notar o inicio de uma mudança de foco da série para uma atmosfera um pouco mais sombria. É notável também o desaparecimento da narrativa infantil que podia facilmente ser identificada em Harry Potter e a Pedra Filosofal, durante algumas passagens do livro. A abordagem da série mudou um pouco, dando mais foco nos segredos e revelações sobre o passado de Hogwarts, bem como seus clássicos personagens: Nick Quase-Sem-Cabeça, Hagrid e Lord Voldemort.

Nessa nova trama da saga Harry Potter somos apresentados a novos personagens como a estressada Murta que Geme, o carismático e aparentemente traiçoeiro Elfo doméstico Dobby e o irreverente Gilderoy Lockhart, todos protagonistas de partes importantes, mas ao mesmo tempo hilárias, da trama. Além de outros personagens como o misterioso Tom Riddle, a assustadora Aragog, o baixinho e atarracado Colin Creevey e outros diversos e singulares personagens que permeiam nossa imaginação a cada página dessa obra.

Os Antigos personagens dão as caras mais uma vez na trama, transbordando carisma e amadurecendo em conjunto com o leitor. A evolução dos personagens é evidente, desde o crescente companheirismo de Harry, Hermione e Rony (cuja sinceridade é posta a prova quando todos de Hogwarts viram as costas para Harry) à rivalidade entre Harry e Malfoy, que saiu das aulas e foi até os jogos de quadribol.

Como de praxe, o livro possui dezenas de novas magias, objetos mágicos, encantamentos, poções, livros mágicos e ingredientes que ajudam a excitar a imaginação do leitor, transportando ele para uma nova dimensão, onde ele sempre é bem vindo e com certeza irá retornar.

Sua adaptação para os cinemas, assim como o primeiro filme permaneceu bastante fiel ao livro. Salvo algumas partes, o enredo em si foi fielmente reproduzido com maestria nas telonas. Assim como o clima mais sombrio, que é muito bem desenvolvido no filme. As cenas de ação tiveram uma ótima adaptação, e os atores puderam demonstrar seu talento durante momentos cômicos, emocionantes e reveladores, cativando o público e distribuindo carisma. Sempre aliados à competente direção de Chris Columbus e a épica trilha sonora de John Williams.

Os poucos detalhes que divergem entre a adaptação e o livro não são tão significativos a ponto de o espectador que nunca leu a obra se sentir perdido perante a trama. Como a Taça das casas, cujo vencedor não é mencionado em momento algum do filme, visto que também não existe uma preocupação para com a contagem de pontos durante o desenrolar da trama. Por outro lado, os cenários e figurinos transmitem perfeitamente a visão de J.K. Rowlling, dando vida ao mundo que permeava dentre as mentes de tantos leitores.

Como sempre, ao terminar um livro da série Harry Potter, temos uma sensação reconfortante de mais uma jornada conquistada. Mas ao mesmo tempo, sentimos um vazio e logo nos pegamos imaginando: o que estaria acontecendo em Hogwarts nesse momento; quais aventuras estão a nossa espera; quais mistérios estão aguardando serem revelados; e principalmente, quais serão os novos amigos que faremos durante a nossa próxima jornada? Vivenciar o universo de Harry Potter é uma experiência única e impossível de ser feita somente uma vez. Por isso que, ao terminar a Câmara Secreta, é impossível não sentir a incansável vontade de partir para a próxima aventura.

6 Comentários

  1. para mim, a câmera secreta é a melhor adaptação de toda a saga. já quanto ao livro, ainda prefiro o enigma do principe e o cálice de fogo....

    ResponderExcluir
  2. Eu só li o 1° livro
    E faz muito tempo
    Mas da vontade de ler os demais

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ^^
    Não li nenhum livro da série :((

    Beijos :*
    Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro o Harry Potter (:
    Acho que vou dar um lida na série novamEnte (pela 5000x) HAHAHAHA

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  5. Tem séculos que não passo por aqui (tava meio sumida do mundo virtual), mas tenho que te falar que você arrasou com esse layout vintage! Não tinha visto ainda.

    Eu li há muito tempo atrás o terceiro livro do Harry Potter. Todo mundo me xinga por não ter lido a serie (vi todos os filmes) mas eu nunca tive tanto interesse. Só que de uns tempos pra cá estou com vontade de comprar e começar a ler, só que é aquela coisa, só serve se o livro for daquela capa com as letras laminadas, hahaha.

    beijos querida!

    ResponderExcluir
  6. Olha, antes de ler os livros eu não gostava muito dos filmes, inclusive dormi umas 3 vezes enquanto assistia o segundo filme do Harry Potter.
    Só fui ter vontade de ler os livros ano passado e adorei! Gostei mais dos 4 primeiros livros e dos 4 primeiros filmes (não que o restante seja ruim).
    E olha, agora até senti uma vontadinha de ler os livros de novo, acredita? hahaah

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!