Título: Eu Sou o Mensageiro
Autor: Markus Zusak
Edição: 2007
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN: 9788598078298
Nota: 5 de 5

SINOPSE: Ed Kennedy leva uma vida medíocre, sem arroubos. Trabalha, joga cartas com cúmplices do tédio, apaixona-se por uma amiga que dorme com todos os vizinhos do subúrbio e divide apartamento com um cão velho. O pai alcoólatra morreu há pouco; a mãe parece desprezá-lo.
Certo dia, ele impede um assalto a banco e é celebrizado pela mídia. O ato heróico tem conseqüência. Logo depois, Ed recebe enigmáticas cartas de baralho pelo correio: uma seqüência de ases de ouros, paus, espadas, copas, cada qual contendo uma série de endereços ou charadas a serem decifradas. Após certa hesitação, rende-se ao desafio. Misteriosamente levado ao encontro de pessoas em dificuldades, devassa dramas íntimos que podem ser resolvidos por ele. Uma mulher é estuprada diariamente pelo marido, enquanto uma senhora de 82 anos afoga-se em solidão, à espera do companheiro, morto há mais de meio século.
A ele parece caber o papel do eleito, do salvador. Convencido disso, segue instruções e se perde entre ficções de estranhos e sua própria, embaçada, realidade. A certa altura pergunta-se: "Eu sou real?" Markus Zusak cria um personagem comovente capaz de confrontar o mistério e, por meio da solidariedade, empreender um épico que o levará ao centro de sua própria existência.

Comentários:

Eu Sou o Mensageiro narra a história de Ed Kennedy, um patético taxista de 19 anos que leva uma vida de fracassos e incompetências. Ele mesmo se compara a Bob Dylan, Joana D'arc e Salvador Dalí, que aos 19 já tinham seus nomes reconhecidos mundo afora. Desmotivado, Ed possui um amor não correspondido por Audrey, sua melhor amiga. É um zero à esquerda em matéria de sexo, perdeu o pai recentemente, morto por alcoolismo, e é desprezado pela mãe. Tem dois ''grandes amigos'': um é pão-duro e reclamão, Marv, e o outro é a desmotivação em pessoa, Ritchie. Vive em uma casinha alugada com seu velho e fedorento cão, o Porteiro. Enfim, Ed é um derrotado, e possui a vida que ninguém gostaria de ter.

"Estou sempre me perguntando e aí, Ed, o que você fez de útil nesses 19 anos de vida? A resposta é simples: porra nenhuma."

A história se inicia com um assalto à banco, onde aparentemente Ed é o herói, pois ele impede que o pior aconteça. Após ter seus 15 minutos de fama – ele é engrandecido pela mídia –, o destino lhe reserva uma curiosa surpresa: ao chegar em casa, recebe a primeira de uma série de cartas de baralho. Quatro ases e um coringa com endereços de pessoas ou charadas. Agora resta tentar decifrar o que aquilo significa.

Através dessas cartas anônimas, Ed se vê diante de pessoas com uma situação de vida nada satisfatória, de carência e de perigo, fazendo com que ele se sinta na obrigação de ajudá-las. Isso faz dele uma espécie de mensageiro da justiça e esperança.

Com o desenrolar da trama, sua vida ganha um novo sentido e significado. O rapaz percebe, aos poucos, que tem mais recursos e poderes interiores do que imagina. Ed acaba mudando a vida de pessoas bem diferentes, fazendo com que sua vida ganhe também um novo sentido. 

O final é surpreendente e traz uma mensagem maravilhosa! Na verdade, toda a obra carrega uma mensagem especial.

''Minhas pernas dão um duro danado pra levantar e me arrastar adiante. Meus pés parecem que estão cravando na terra. Respiro o mais fundo possível, mas tem um muro na minha garganta. Meus pulmões estão famintos. Dentro de mim, sento o ar subindo o muro pra descer até eles, mas não é o suficiente. Ainda assim, continuo correndo. Eu preciso.''

Assim como os demais trabalhos de Markus Zusak, esse não poderia ser diferente: é excêntrico. Toda a obra é dotada de uma linguagem impressionante, irreverente, sem qualquer tipo de frescura. Possui humor, emoção, cenas fortes, mas também verdadeiras lições de vida, proporcionando uma leitura prazerosa com muitas emoções a cada capítulo.

Em outras palavras, Zusak mostra, através do Ed, uma comovente e fascinante análise da necessidade de participar da vida de alguém de forma significativa, e de valorizar as riquezas que podemos ofereceu ao outro. Momentos de superação fazem o leitor refletir sobre o que é realmente importante, e como às vezes um ato simples pode fazer a diferença, tornando nós mesmos pessoas melhores. Recomendo!

5 Comentários

  1. Nunca li esse livro, mas vou confessar que é uma das minhas metas de leitura pra 2011.. Depois de 'A Menina que Roubava Livros', qualquer livro do Zusak chama atenção.

    Bgs'

    ResponderExcluir
  2. Se não estou enganada já ouvi falar desse livro, mais nunca tive oportunidade de ler. Só que depois dessa resenha impossível não se interessar, está na minha lista de futuras leituras.
    Beijos&beijos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela amável visita, Fran, e sua sugestão está da hora!
    Esse autor é sensacional.
    Continuo desejando muita alegria com essa interação e sinergia nesse 'Universo'...
    Beijos,
    Graça Lacerda

    ResponderExcluir
  4. Se vocês colocarem com toda a certeza esse livro numa lista de planos de leitura, não se arrependerão! ^^

    Agradecemos os comentários e a visita! :D

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Primeiramente gostaria de desejar boa sorte com o blog!
    Agora vamos falar da resenha. Eu já li A menina que roubava livros e adorei, o livro Eu sou o mensageiro deve ser muito bom. Markus Zusak consegue conquistar seus leitores.

    Beijos!

    livro-mania.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!